Férias da Páscoa em modo Bikepacking - Alcoutim a Faro - Dia 3

Ao encontro do coração do Algarve


100 km 🚴🏼‍♀️ 1142 m D+ 🏔️



A noite anterior foi na galhofa até à meia noite. Já tinha saudades de estar com os meus amigos de Alcoutim e sinto-me em familia quando estou com eles. No dia seguinte, eles iam partir de viagem para férias e como sabia que a etapa era curta, não foi preciso sair mt cedo de lá. Sairia quando eles se fossem embora para aproveitar um pouco mais a companhia deles. Por volta das 9h30 despedimos-nos. A manhã estava fresquinha e com nevoeiro.





Ao sair de Alcoutim, sinto logo que as pernas não estão frescas e fofas! Na noite anterior, ao tomar banho, sentia o corpo todo dorido. Parecia que tinha feito 1000 abdominais, 2000 flexões e 3000 agachamentos. 🤣 De manhã, sentia-me bem, pronta para outra etapa e com energia mas por mais que quisesse, as pernas estavam cansadas. Tinham sido mts km em dois dias e no dia anterior com um acumulado bem jeitoso. Ainda bem que esta etapa seria mais soft comparada com as duas anteriores.








Os primeiros km foram sempre junto ao Rio Guadiana. Conheço a estrada e é bem agradável pedalar por ali. Respira-se tranquilidade! Vou parando aqui e acolá para tirar fotos. Hoje, eu tinha mais q tempo para chegar a Faro de dia. 😁






Após me afastar do Guadiana, a estrada continua a ser bela passando pela Barragem de Beliche. Sobe e desce, boas bombocas, bonitas paisagens e muito vento!
















Tinha um baloiço para visitar. 😁 O meu 1' baloiço Algarvio, o baloiço dos morcegos, de Cacela com vista para Altura! O amigo Marco diz que eu sou como os putos a apanhar pokemons ... Eu caço baloiços! 🤣 Fiquei lá um bocado a comer a bucha que tinha trazido na mochila. Sandes de carne grelhada que tinha sobrado do jantar e fruta. Soube a pato! Os meus amigos fizeram-me um jantar top! Comi, repeti e ainda sobrou. 😁 O que vale é que eles já sabem que eu chego sempre a Alcoutim esganada de fome! 🤣






Vou sempre por estradas secundárias e em Tavira tenho uma boa surpresa. Cruzo-me com o meu vizinho Jorge Menau e tivemos um pouco na conversa. Foi uma festa quando nos vimos! Tinha ele participado na maratona de BTT de Vila Nova de Cacela.





Após a conversa, vou ao centro de Tavira para degustar qualquer coisa doce. Adoro alfarroba, figo e amêndoa e há sempre mt doçaria tipica Algarvia com esses ingredientes mas estava calor, apeteceu-me algo mais fresquinho. Fui à procura de um geladinho. 😋 Escolhi três bolas de gelado (medronho, alfarroba com laranja e amêndoa torrada). Soube bem degustar a gordisse numa esplanada ao pé do rio. Parecia um dia de Verão! Como é que no dia seguinte ia chover?! 😭






Em Tavira, tento reservar dormida na Pousada da Juventude de Faro mas estava tudo esgotado. Semana de Páscoa, há sempre mais turistas de férias. Sem stress, facilmente encontrei outra opção, um hostel catita, mesmo no centro da cidade.

Faltavam 30 km para chegar a Faro e fui sempre por estradas secundárias bem porreiras. O percurso estava top! O komoot desta vez estava de parabéns! 👌

Qd chego ao coração do Algarve, estava a haver um concerto de rock junto à marina. Terminar uma etapa em ambiente de festa foi espetacular. Fiquei por ali uma meia hora a ouvi-los. Gostei bastante do grupo (k.a.r.m.a).





Apesar de ter sido em modo de lesma, foi uma excelente etapa! Tranquila, com lindissimas paisagens e sem stress algum.

O Algarve para pedalar também é top! O Algarve não é só mar e praia. Adoro pedalar pelo interior, apreciar as serras do Algarve e com uma temperatura fantástica de "Verão" em pleno Abril. Adoro Sol! ☀️




Comentários

  1. Olá Sónia, adorei ler os relatos dos teus fantásticos passeios decorados com belíssimas fotografias. Sempre que posso também vou dando por aí umas voltinhas na bicicleta.

    Boas pedaladas

    ResponderEliminar
  2. Sim, o Algarve não é só praia e tem zonas fantásticas para pudalari :D

    ResponderEliminar
  3. Que espectáculo, Sónia! Parabéns e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

4ª Etapa Nacional 2 - Viseu - Chaves

Quem sou eu?

1ª etapa Nacional 2 - Faro - Montemor - o - Novo