Quem sou eu?

Sou uma apaixonada ... pela longa distância, a pedalar, pelo desconhecido e pelo mundo!
Adoro ir em busca de novos desafios com a minha bicicleta. Adoro a liberdade de ir de lugar
em lugar, somente com o meu próprio esforço, com as minhas próprias pernas, a pedalar.
Adoro colecionar paisagens na minha mente. Para mim, são os meus melhores troféus! Já para
não falar daqueles que tenho na sala, na época da competição. No último ano, pedalei 20.000
km. Ao longo destes 10 anos, não contabilizei todos os quilómetros que já pedalei, mas tenho
a certeza que ultrapassei a barreira dos 100.000 km. Quanto mais pedalo, mais me apaixono
por este universo... de surpresas, superações, alegrias e vitórias!
Sempre gostei de fazer desporto! Desde criança, que me lembro, de ser ativa. Adorava brincar
na rua, tipo maria-rapaz. Na escola, estava sempre com uma bola de basquetebol e já em
adulta, pratiquei várias modalidades num ginásio. Sempre tive bicicleta, para dar umas
voltinhas de curta duração. Lembro-me perfeitamente da alegria que senti, quando pela 1ª vez
pedalei sem rodinhas, com a ajuda de um amigo. Recordo também de comprar a minha 1ª
bicicleta de montanha com a minha irmã e ir ter com os meus amigos, toda orgulhosa, por já
ter uma bicicleta maior do que a anterior.
Desconhecia o mundo do BTT e só há 10 anos é que um casal amigo me falou desta
modalidade. Convenceram-me a comprar uma bicicleta bem melhor e a praticar BTT com eles
ao domingo. Em 2012, comprei uma bicicleta de estrada e comecei a ir cada vez menos vezes
ao ginásio. Na altura, só pedalava a solo, com a bicicleta de estrada e, mesmo de noite, por
vezes, pedalava 50 km e chegava a casa super feliz! Chegou uma altura em que deixei de ir ao
ginásio. Os meus amigos perguntavam se estava chateada com algo, ao qual respondi que não.
Já não conseguia fazer desporto dentro de quatro paredes. Tinha-me apaixonado pelas
pedaladas!
Em 2013, federei-me e durante 4 anos competi em XCM, XCO, Up-Hill e Duatlo. Tinha o
bichinho da competição, mas os amigos revelaram-me igualmente a felicidade que sentiam em pedalar de mochila às costas em autonomia e tinha adorado! Dava-me bem com a longa distância e sentia-me à vontade em estar horas a pedalar. Sempre achei que o meu trunfo era a resistência e não a velocidade.
Durante esses anos, competia muitas vezes aos fins de semana e nas férias tentava sempre conhecer alguma zona de bicicleta.
A paixão pelas pedaladas em autonomia foi crescendo... e o bichinho da competição foi
desaparecendo. A sala já estava recheada de taças, medalhas e troféus e tinha chegado a altura
de sentir a liberdade a 100%. Gostei dessa época! Conheci muitas pessoas, fiz imensos
amigos, evolui nas pedaladas, conheci lugares muito bonitos, mas já não queria ter a
obrigação de estar numa equipa. Podia ter evoluído muito mais, mas descobri que não gostava
de treinar. Gosto de fazer desporto, por prazer e não, por obrigação! Mesmo sem ser federada,
participava e ainda participo nalgumas provas de longa distância ou em provas, pelas quais
nutro algum carinho; quer seja, pela organização ou pelo local! No entanto, o que eu adoro
mesmo é ser livre como um pássaro, sair de casa e ir ao rumo do desconhecido ... eu, a
bicicleta e a mochila às costas! Sou uma apaixonada pela liberdade!





Comentários

  1. Parabens agora ja temos um local para ler o teus relatos das tuas aventuras que estamos todos cheios de saudade

    ResponderEliminar
  2. Parabéns moça e continua nestas viagens em bicicleta que adoramos. São incríveis as memórias que coleccionamos ao longo dos anos e também o conhecimento, o conhecimento dos pormenores de como planear viagens, consultar tracks de GPS, materiais, etc...
    Cada vez somos mais a descobrir o prazer em viajar montados numa bicicleta com mochila as costas. Desejo-te muitas, mesmo muitas felicidades e alegrias nessas viagens que sei com certeza que por ai virão, qualquer assunto que possa ser útil dispõe. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns Sónia no por tirares um sonho da caixinha e tornares realidade.
    Muito grata por ires parilhar as tuas experiências.
    Sucessos neste teu novo projeto.
    Beijinhos❤️🍀

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog, agora tens muitas viagens para nos contar aqui. Já conheço algumas mas fico à espera ;)

    ResponderEliminar
  5. Agora sim um espaço como deve ser para partilhares as tuas aventuras. Parabéns

    ResponderEliminar
  6. Já estava na altura de "perderes" este tempo q fica para sempre

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

4ª Etapa Nacional 2 - Viseu - Chaves

1ª etapa Nacional 2 - Faro - Montemor - o - Novo